quarta-feira, 4 de abril de 2012

Coelhos, Chocolates e Muitos Ovos!!!!! Do jeito pagão de ser...



Como entender a Egrégora da Páscoa em nosso Hemisfério.
Texto Pagão!!!
A muito tempo a Páscoa deixou de ser uma data religiosa de Egrégora apenas Cristã. Acompanhei atenta e feliz, vários debates nesta semana santa, de inúmeros grupos religiosos altamente bem intencionados em esclarecer seus credos, dogmas e fundamentos a respeito da mesma. Alguns porém, bem intencionados sim, mas com alguns equívocos enormes...
Por isso resolvi escrever minha pesquisa. Opinião, nada mais, nada menos, sobre as energias religiosas em questão. Certo é, que não sou a dona da verdade, apenas alguém que feliz possui em seu caminho varias vertentes religiosas de conhecimento Espiritual.
Para começar precisamos entender o que está acontecendo em nosso mundo neste momento:

Os Equinócios

Equinócio: A palavra equinócio vem do latim e significa “noites iguais”. Os equinócios acontecem em março e setembro, as duas ocasiões em que o dia e a noite tem iguais durações.

Equinócio de Primavera em nosso Hemisfério
Para nós pagãos O Sabat de Ostara
21 de setembro

21 de março no Hem. Norte

Pela primeira vez no ano, diante do Calendário Pagão que começa em 01 de maio, o dia e a noite se fazem iguais. É, portanto, uma data de equilíbrio e reflexão. Os dias escuros se vão, e a terra esta pronta para ser plantada. É quando o Deus e a Deusa se apaixonam. (Em suas infinitas faces, como o Deus Sol e a Deusa Lua, ou Deus Pai do Céu e a Deusa Mãe da Terra.)  Nessa data, a semente da vida é despertada no ventre da Deusa, em forma de  Donzela revigorada e cheia de alegria. O Deus é devidamente armado para sair em sua viagem pelo mundo e reconquistá-lo, para que posteriormente a luz volte a reinar. Pois após o Equinócio de Primavera, nos aproximamos cada vez mais do Sol e a vida volta ao Planeta.

O Sabat do Equinócio da Primavera, também conhecido como Sabbat do Equinócio Vernal, Festival das Árvores, Alban Eilir, Ostara e Rito de Eostre, é um rito de fertilidade, que celebra o nascimento da primavera e o início da vida na Terra. Nesse dia sagrado, as bruxas ascendem fogueiras ao nascer do sol, festejam com alegria, tocam seus sinos e decoram ovos cozidos – um antigo costume pagão associado à Deusa da Fertilidade Eostre.
Os aspectos da Deusa invocados nesse Sabat são Eostre (a Deusa saxônica da Fertilidade), Ostara (a deusa alemã da fertilidade). Em algumas tradições wiccanianas, ou de Bruxaria, as deidades da fertilidade adoradas nesse dia são a Deusa das Plantas e o Deus das Matas.
Os ovos, que obviamente são símbolos da fertilidade e da reprodução, eram usados nos antigos ritos da fertilidade. Ainda hoje os pintamos com vários símbolos mágicos, os lançamos ao fogo ou enterramos como oferenda à Deusa. Em certas partes do mundo, na antiguidade se pintavam os ovos do Equinócio da primavera de amarelo ou dourado (cores solares sagradas), utilizando em rituais para honrar o Deus Sol. Como a concretizar o Rito de Amor Sagrado, onde o Dourado Solar cobre a casca do ovo, simbolizando o Ato de Fecundação dos Deuses.
Como a maioria dos festivais pagãos, o Equinócio da Primavera foi cristianizado pela igreja na Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. A Páscoa (em inglês “Easter”, nome derivado da deidade saxônica da fertilidade, Eostre, que etimologicamente em alemão mais antigo significa, “Deusa da Aurora”) só recebeu oficialmente o nome da Deusa após o fim da Idade Média.

Para se sintonizar melhor...

Até hoje, o domingo de Páscoa é determinado pelo antigo sistema do calendário lunar Pagão, que estabelece o dia santo (domingo da ressurreição) o primeiro domingo de lua cheia após ou no Equinócio da Primavera do Hemisfério Norte. (Formalmente isso marca a fase “fértil da Deusa”,atravessando a estação.)
A Páscoa, como quase todas as festividades religiosas cristãs, é enriquecida com inúmeras características, costumes e tradições pagãs, como os ovos de Páscoa e o coelho. Os ovos, como mencionado, eram símbolos antigos de fertilidade oferecidos à Deusa dos Pagãos. A lebre era um símbolo de renascimento e ressurreição, sendo animal sagrado para várias Deusas Lunares, tanto na cultura oriental como na ocidental, incluindo a Deusa Ostara, cujo animal era o coelho. A Representação da Deusa Pagã mais conhecida era de Eoster, a deusa da fertilidade que carrega um ovo nas mãos e tem uma lebre aos pés. Os Cristãos tiraram a imagem da mulher/deusa, e ficaram com o ovo e o coelho, sem esclarecer a seus fiéis sobre a ligação entre ambos.


Aqui no Hemisfério Sul, agora celebramos o Sabat de Mabon  e não o de Ostara, ou seja aqui é o Equinócio de Outono e não de Primavera. E esta diferença afeta a Energia Celebrada!
Equinócio de Outono no Hemisfério Sul
Sabat de Mabon para os Pagãos 21 de março

22 de setembro no Hem.Norte

Restando, apenas mais três meses no calendário céltico, pois nosso ano novo acontece em 1 de maio, as populações pagãs trabalham arduamente para a colheita, que ainda está por fazer, seja de milho e feno dos campos, ou dos projetos e metas pessoais que planejamos para os meses que virão. Quando o sol atravessa o Equador e ruma para o sul no Equinócio do Outono, celebramos o magnífico equilíbrio que a roda do ano, em sua eterna rotação, nos promete.
Esses equinócios são grandes anúncios de que os dias sombrios do inverno, assim como os inebriantes dias de verão, são temporários, de que todas as coisas têm suas estações e nenhuma durará para sempre. A lei da polaridade e do ritmo universal requer que todas as coisas sejam equilibradas por seus opostos.
Mabom é o segundo festival da Tríade da Colheita  (três Festivais Pagãos de Colheita da Vida, que começa em 2 de fevererio em nosso hemisfério e termina em 01 de maio) e marca o encerramento da mesma, e sendo o terceiro festival  o Sabat de Samhain e tendo este como principal significado o Sacrifício, da a conotação de que a partir de Mabom, rumamos para as escolhas mais doloridas e difíceis.

O Deus se prepara para abandonar a vida, enquanto os últimos frutos são colhidos para nutrir os povos da Terra. O calor diminui, dia após dia, e o Deus começa sua jornada para o outro mundo. Derrama-se leite sobre a terra para agradecer a fertilidade doada, e nos voltamos para nosso caminhos interiores. Antigamente este era um período tenso, as pessoas tinham que abater mais da metade de seus rebanhos, pois deveriam selecionar aqueles mais fortes, que sobreviveriam ao inverno, sendo os mais fracos, abatidos, salgados para garantir a carne nas aldeias e nas famílias.
Nesse dia sagrado, estamos nos despedindo da energia do Deus Sol, rumamos ao Solstício de Inverno, a maior distância que nosso planeta chega do Sol, e em 01 de maio, para nós o Sabat de Samhain, encerramos nosso ano, com a morte do Deus Solar. Os nossos ancestrais alinham-se psíquica e espiritualmente e equilibram-se no fluxo e refluxo da vida.

Aqui no hemisfério sul, nós vemos esse ritual da seguinte maneira: é o equilíbrio da luz e da escuridão. É o tempo de descanso após o trabalho, final da colheita. Ritual em que se medita sobre as reencarnações, a vida eterna e a alma eterna. Também se comemora a entrada no nosso ano astrológico, saudando Marte, o senhor dos inícios, do ímpeto e das metas. Em abril começamos a nos despedir da energia solar e da vida no planeta, trabalhamos a morte, o desapego, deixar na terra para que o inverno literalmente mate, a semente que não desejamos mais em nossas vidas.
Costumo dizer que não levar em consideração a Evolução Espiritual do Planeta e da Humanidade religiosamente é recorrer em erros do passado e sinceramente como Bruxa, posso falar que preconceito religioso mata! Estou falando em Pré-conceituar verdades, em pré-estabelecer valores e pré-estabelecer caminhos únicos de únicas verdades.
Vamos unir conhecimentos?
O chocolate é extremamente energético, e uma dos mais conhecidos recursos  utilizados magicamente para liberar energia após um desgaste mágico ou espiritual. Alimento também utilizado no culto aos Ancestrais em diversas religiões e de fácil oxidação e liberação de plasma quando manipulado magicamente. Oferecido aos mortos, assim como o café, a coca-cola e tantos outros alimentos que liberam energia facilmente.
Agora....
Ovos = Fecundidade
Chocolate = Alimento aos mortos
Coelho = Fertilidade
HUMMMMM !!!!!!! Deuses ...... Ressurreição!

Bom, vamos lá!
Aos pagãos, Boa Colheita!
Aos Cristãos, Feliz Páscoa!
Aos Perdidos, bom estudo!
Luciana Machado
Bruxa Wakanda
Mestre Imortais da Terra