quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O que é o Sabat Beltane?

SABAT BELTANE



          A palavra Sabat significa Celebração Solar e Beltane marca o início do verão para os pagãos. É a Celebração ao Fogo, o elemento das Paixões,  do Amor, da Vida e do Sagrado!!!

Para os celtas, assim como para todos os povos pastores, o ano tinha duas estações e não quatro,  divisões mais sutis para nossos ancestrais agricultores. O significado original é “fogo de Bel” – o fogo do Deus celta ou procelta conhecido variavelmente como Bel, Beli, Balar, Balor, ou o latinizado Belenus, nomes estes cujos traços remontam ao Baal, do Oriente Médio, que significa simplesmente “Senhor”. Bel,  o “Luminoso”, Deus da luz e do fogo, possuía qualidades semelhantes à do Sol.

As fogueiras de Bel eram acesas no alto de colinas para celebrar o retorno da vida e da fertilidade no mundo. É o Sabat em que se celebra o casamento dos Deuses.  É realizado em honra ao Deus e a Deusa, seguido da celebração a Natureza, jogos, danças e várias oferendas,  leitura de poesia e varias canções sagradas. O auge da celebração é o Maypole, um grande mastro (simbolizando o falo – Deus), coroado por flores (simbolizando a vulva – Deusa) onde entrelaçamos fitas com nossos pedidos aos deuses, e compartilhamos com o Sagrado a Dança de Amor. 

Entre os pagãos, não é costume casar-se em Beltane, sendo o Sabat reservado para o casamento dos Deuses. Este foi um dos primeiros sabats a ser destituído pelos Cristãos, que viam nas celebrações  com energia sexual, fonte de pecado, e o entendiam como uma ofensa ao seu Deus. Talvez os religiosos da época, não soubessem, que o amor sob vontade é o maior dos rituais, a mais grandiosa manifestação a vida, a alegria e por tanto a maior Magia ofertada a qualquer deus. Ou para a religião predominanante na época, certamente não fossa conveniente, ter seus adeptos tão próximos ao Divino.

Neste Sabat todos usamos máscaras. Pois perante a Celebração todos, homens e mulheres, são representações dos Deuses, e por tanto Faces do Sagrado!!!

Onde? Templo Imortais da Terra - Espaço Deusa 
Enes Bandeira 113, Porto Alegre RS

Quando? 31 de outubro 2012 às 20h

Imperdível? Puramente Magia de Amor

Ritual Aberto e Gratuito

Wakanda - Mestre Maior Tradição Imortais da Terra.