segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Egrégora e Magia x Beltane ou Samhain

Egrégora e Magia

Beltane ou Samhain….?

Estamos no Hemisfério Sul e aqui giramos a Grande Roda do Ano rumo ao Verão. Ponto? MAIS OU MENOS!...  Sempre que me questionam sobre a fórmula correta da Roda neste caso, ou seja, se o certo é comemorar o ciclo sazonal que emana o calor e clama o grande poder do Sol, Sabat Beltane, ou considerar o dia 31 de outubro, e ai sem questionamentos... Dia das Bruxas, Halloween e por tanto Samhain?

Bom, aqui vale a minha famosa investigação intelectual espiritual, e neste caso, sobre Egrégora e Magia.

Simples...

          Utilizaremos aqui o conceito de Egrégora seguindo a definição clássica partindo da palavra grega egrégori que vem a significar o somatório das energias emocionais e psíquicas geradas por um determinado grupo de pessoas. Uma espécie de aura do grupo e no nosso caso, uma espécie de aura de uma comunidade religiosa. É a união das energias emanadas por um determinado grupo de pessoas, em um mesmo objetivo vibracional.

          A idéia de Egrégora nos leva a idéia da lei do retorno, pois estas energias são registradas e todos aqueles que tiverem sob esta sintonia, sofrerão tanto os benefícios quanto os malefícios desta Egrégora.

          Este registro das energias que formarão a Egrégora é feito em um espaço simbólico que tem várias denominações. Estas denominações variam desde o termo sânscrito akasha que denomina a fina camada que banha o universo até os que os hermetistas chamam de éter. Na  Wicca ou na Bruxaria são vários os termos utilizados para este espaço, podendo este  ser chamado simplesmente de Egrégora. Ou seja, Egrégora é a soma de Energias que partem de determinados pólos energéticos e que ao ser alimentado por estes pólos, ao mesmo tempo, os alimenta. Uma dinâmica de duas vias.

          Sendo assim, quando se trata de Magia Ritual, quanto mais especifico e direcionado for o grupo ou o ritual, menor é o risco de o foco perder-se ou ser corrompido, não misture nunca, duas energias diferentes, rituais diferentes ou magias diferentes, mantenha o foco. Realizamos rituais porque somos falhos em nossa capacidade mágica e a união mantém a egrégora. Simples assim.

Então.... minha humilde opinião, nada mais nada menos, é a seguinte:

Afaste o Sabat de Beltane, do Dia de Finados, porquê é impossível não considerar a Egrégora de seus adeptos. Mas se você optar em realizar Samhain aproveite esta mesma egrégora a seu favor! Somos energia! Vibramos com outras energias! Mas nunca! Nunca mesmo! Faça atividades de ambos os Sabats juntos, ou os celebre próximos, o risco de você misturar tudo e não alcançar nem um nem outro é muito grande. Na Tradição Imortais da Terra, celebramos a Roda do Ano em seu Ciclo Sazonal Sul, honramos o Sol... caminhamos para o verão e portanto Celebramos Beltane.... Ahhh! Mas é claro, dia 1 de novembro tem Festa Halloween no Espaço, fantasias e muita alegria!

Venha participar
Sabat Beltane
Dia 31 de outubro no Templo Máximo dos Imortais da Terra
Espaço Deusa

Ritual Aberto e Gratuito

Wakanda

Mestre Maior Tradição Imortais da Terra