quarta-feira, 12 de outubro de 2011


Um Presente precioso, que me foi entregue após o retorno da Mystic Fair de 2011, onde a tradição Imortais da Terra apareceu em público pela primeira vez.
Obrigada Mestre Honda – Coven Animus pelas belas palavras, e mais por me deixar compartilhar com a vida.

11/10/2011

Por Honda ...

No meu ainda curto caminho aprendi coisas realmente memoráveis, que merecem destaque perpétuo.

Aprendi que não medimos as pessoas pelo que carregam nas mãos ou em bolsos profundos, mas sim por sua essência - carregada e recarregada com aromas de vida. Que em muitas vezes existe mais poder em gestos e no silêncio do que em palavras, sabendo que estas nem sempre conseguem imprimir a totalidade dos sentimentos humanos. Que as posições que tomamos diante da vida irão sempre talhar quem somos, e aos poucos vamos nos tornando seres melhores se assim quisermos. Que aprender a ensinar é importante, mas que devemos estar sempre abertos aos que nos ensinam a aprender. Que seremos lembrados pelas respostas certas, mas talvez mais pela humildade em admitir que não as temos. Que sombras muitas vezes são nossas melhores dádivas, e luzes nossas fontes de auto-destruição. Que amar o próximo como a si mesmo nem sempre é fácil, quando o próximo se distancia dele mesmo. Que Mestres devem ser honrados - não só por seu tempo investido a nós, mas pelas marcas do caminho gravadas em seu corpo. Que cada um tem uma grande jornada pessoal e não cabe a outro querer mudá-la, mas tornar o caminho mais leve e florido é um dever. Que colocar a cereja sobre o bolo muitas vezes tem mais retorno e efeito do que o próprio bolo. Que rótulos existem independente de querermos ou não, ficando a nós a tarefa de sermos justos com cada um deles. Que durante a vida somos marcados negativamente por pessoas e situações, e precisaremos lutar para que a tendência de olharmos o mundo através destas marcas não nos torne injustos e duros. Que conhecimento e sabedoria são irmãos gêmeos (diferentes que se complementam) - conhecimento é tudo; sabedoria é um pouco mais. Que agradecer está na lista dos verbos mais importantes no vocabulário humano, quando usado sinceramente. Que não importa o quanto já se tenha andado - haverá sempre um recém caminhante com novos ensinamentos, tão importantes quanto os velhos que já tínhamos. Que devemos, sim, dar uma segunda ou terceira chance a alguém; desde que este o faça primeiro com ele mesmo. Que dar rosas a quem nos dá pedras nem sempre é atitude altruísta - a sabedoria está em dar mais do que se recebe. Que devemos cuidar de quem amamos e aprender a valorizar quem nos cuida por amor, deixando que este cumpra seu papel com alegria. Que temos mais poder do que nos é dito e mostrado, cabendo a nós a simples tarefa de fazermos valer os investimentos divinos. Que devemos dizer às pessoas, em tempo hábil, o quanto elas nos são especiais; pois o tempo pode se tornar um cruel limitador num piscar de olhos. Que uma brisa pode nos destruir, assim como uma tempestade nos fazer crescer ainda mais. Que a dor e o fracasso ensinam muito, mas devemos eleger outros Mestres Maiores na vida. Que por mais experiência que tenhamos em algo nunca devemos subestimar os poderes da ação superior ou mesmo nosso talento nato de sabotagem. Que não devemos bater de frente com quem está sob nosso manto, mas fazê-lo perceber a importância do tecido que o cobre e aquece. Que querer privar quem amamos de um sofrimento pode não ser a ação mais correta, mas nem sempre o racional é a mais sábia estrada. Que devemos agradecer todos os dias pelo que temos ou mesmo pelo que perdemos, pois em tudo há uma razão maior de ser. Que amigos vem e vão, mas devemos cultivar com o maior cuidado os poucos e bons. Que família é muito mais complexa do que qualquer equação matemática (algumas bem mais!), mas faz parte de nossa longa história espiritual e por isso merece atenção. Que anjos e demônios estão ao nosso lado dia após dia para que aprendamos a identificar suas palavras. Que somos espelhos para muitos, assim como muitos serão espelhos para nós; e quando há o afastamento pelo reflexo é preciso olhar e guardar o espelho com muito cuidado. Que amor e amizade devem ser conquistados, e à medida que conseguimos isso chegamos mais perto do Divino que nos habita. Que aprender a reconhecer falhas pessoais e buscar sua solução traz tanta honra quanto colecionar troféus de sucesso imediato. Que a dita sabedoria do tempo é absolutamente relativa, pois há verdadeiros Mestres muito jovens e Anciãos ainda bebês. Que ouvir os mais velhos não faz referência necessariamente à idade física, mas à profundidade do ensinamento e ao aproveitamento da caminhada. Que justiça e educação devem partir de nós se desejamos que retornem da mesma forma. Que dar carinho a quem o desconhece não é perda de tempo, mas é um dos papéis mais difíceis de se cumprir. Que caminhos retos nem sempre são os mais simples. Que personalidade pode ser montada e desmontada, mas caráter nasce e morre praticamente sem alterações. 

Mestre Kaillean mostrou real espanto pela idade que tenho. Não sei porque isso acionou um gatilho que me fez parar e pensar sobre o que aprendi até hoje - e com quem. 

Obviamente, todas as pessoas que passam em nossa vida nos ensinam algo de maior ou menor valor. Contudo, há aqueles que reconhecemos como verdadeiros  Mestres. Escrevendo estas linhas revi olhares, sorrisos e lágrimas; ouvi vozes suaves e outras estridentes. Relembrei momentos que jamais quero esquecer. Minha estrada é curta, mas felizmente tive e tenho a oportunidade de conviver com pessoas verdadeiramente especiais. Um homem e três mulheres fizeram grande diferença na formação de quem sou hoje (não que eu seja um avatar! hehehe!). Exemplos ímpares! Cada um à sua maneira... Das quatro pessoas, três já voltaram ao Grande Útero.
 Às vezes o maldito "se" me persegue e me questiono muito sobre a quantidade de ensinamentos que consegui colher devido a fases de personalidade pelas quais passei - logo depois me calo diante da qualidade adquirida. 
Das quatro pessoas tenho uma: você, Luciana; você, Wakanda.
Você, que com sorriso de menina põe por terra qualquer marra ou tristeza. Que domina o fogo, mas não sabe que antes disso domina o coração de cada um à tua volta. Que fala na vida com olhos brilhantes. Que é muito mulher e muito homem. Que encanta com voz e movimentos suaves. Que apaixona com ações rígidas. Que enlouquece os sãos e acalma os loucos. Que sabe bater de frente e recuar. Que é humilde mesmo tentando não ser. Que é sensível nos momentos mais duros. Que é filha da serpente, tendo a doçura dos pequenos pássaros. Que se faz grande por si mesma, independente de cordas ou luas na testa. Que tem medo de errar e ao mesmo tempo não teme o erro. Que tem a sinceridade, a lealdade e a força como alicerces. Que enobrece os locais por onde passa com o poder nato que emana naturalmente. Que atrai os tortos para colocá-los em seu lugar. Que teme as pessoas por estas não a conhecerem. Que se emociona quando é vista por dentro, mesmo que isso fira seus princípios básicos de retidão.
Não alcançou a Maestria apenas na Arte, minha cara. É Mestre na vida, e por isso é exaltada - por isso será lembrada. O que faz na Arte é fruto e espelho da tua jornada pessoal - é a tua essência transportada a outros elos. A Wakanda não existe sem a vivência da Luciana - tolo quem pensa o contrário e não vê na Bruxa uma extensão da pessoa que a antecede. É uma vencedora, uma conquistadora, uma desbravadora.
Não poderia iniciar a semana sem estas palavras, depois do fim de semana que passamos juntas. A emoção que me invadiu ontem pela manhã, diante de todas aquelas pessoas, tem motivo muito simples: vi o triunfo de uma lutadora e o reconhecimento mais do que merecido. Sou fã da justiça. Não chorei por mim, mas por você. As palavras que ouvi na despedida de cada um não eram para mim, mas para você - é a mãe de tudo isso e sem a tua presença e ensinamentos nada disso existiria. A ti saíram chamando de Mestre, merecidamente - pois simplesmente é. E não importa que num primeiro olhar a vejam como alguém além do humano - é muito natural olhar pra você e ver o Divino manifesto, meu amor. Disse ontem que tenho orgulho de você. E deve ter também! Pela tua história, pela tua jornada, pelos trancos e barrancos que já passou, deve se orgulhar de ter passado por cima de tudo, chegando hoje para poder mostrar o resultado de tantas batalhas pessoais. Erguer o fogo não é nada comparado à grandeza que carrega. Sim, o peso é muito grande. Mas uma mulher sábia me disse um dia que os Deuses dão grandes fardos apenas àqueles que Eles tem a certeza de que carregarão com honra, fazendo jus a cada investida superior. Tenho orgulho da minha Mestre, sábia como poucos. Tenho orgulho da minha Amiga, sensível e adorada. As palmas e gritos arrancados das pessoas ontem foram o prenúncio do que virá. Pode não estar preparada para tamanho mistério, mas tenho certeza de que será maravilhosa como sempre. Foi o E.T. àqueles que te temiam, desconheciam e/ou invejavam. É, sim, um ser especial na vida de todos. E se um dia tiver dúvidas disso me chame. Eu vejo você! E só peço aos Deuses que junto a estes dias tão próximos nos dêem também paz de espírito e um pouco de conforto para que possamos saborear com mais calma as delícias proporcionadas!
Todos os dias agradeço aos Deuses por terem te colocado em meu caminho. Agradeço pela tua mão que me foi estendida, pela tua presença, pelas tuas palavras e sorrisos. Você é uma dádiva grandiosa que me foi dada. Um presente imensurável. Alguém que hoje tem casa com jardim e piscina no meu coração. Agradeço por poder partilhar qualquer pequeno momento junto a ti - cada um deles se torna mais especial porque você existe. A vida hoje tem mais sentido, mais cor, mais brilho, mais sons e aromas porque você está ao meu lado. E espero realmente poder conquistar tua amizade, confiança e amor para que possa retribuir ao menos 1/10 do que me dá todos os dias. Procuro nem falar muito na minha antiga Mestre pra não parecer comparação, mas lembro dela como a grande mãe e mulher antes da Bruxa - e, honestamente, às vezes é impossível não comparar, dado às histórias de vida serem tão parecidas.
Sabe, conheci uma mulher maluquinha que me disse muitas coisas nos 4 anos em que convivemos. Algumas delas aos poucos vão se reavivando na mente ao passo que coisas acontecem hoje. Estava numa casa de Água e eu era do Fogo... Assim como a Lúthien hoje, naquele tempo era a "piada" do grupo. Um dia fiquei braba com uma brincadeira e fui para baixo de uma árvore sentar e me acalmar. Ela foi lá, sentou ao meu lado no chão e disse "Um dia terá uma Mestre do Fogo e as brincadeiras acabarão; será o centro das atenções e invejas". Olhei espantada para ela, pensando "Como assim?!". Ela, parecendo ler meus pensamentos (e acho mesmo que fazia isso), terminou dizendo "Ora, eu não vou viver para sempre! Aliás, bem menos do que gostaria, mas enfim... Sou só o início do teu caminho. Alguém pra te dar a lanterna.".
Outra pérola que por estes dias lembrei: numa conversa sobre signos comentei que escorpião definitivamente era o caos da minha vida, e ela disse "Eles não são bons nem ruins. Aliás, me conte sobre o dia em que conhecer alguém de escorpião que irá se tornar um ídolo pra ti. E ah de ti se não contar!". Um ano depois desta conversa comprei um anel de aço com um escorpião gravado para que não esquecesse do que me foi dito. Estou com ele até hoje, há 7 anos sem tirar do dedo, e definitivamente representa muitas coisas...
Mas a melhor foi numa tarde de tempestade em que estávamos sozinhas e sem nada pra fazer, e ela resolveu que iria me dar uma consulta de graça com a bola de cristal (hehehe). Brincou que iria ver o que eu escondia dela. Ficamos quase 2h sentadas no tapete da sala. Se deu o trabalho de pegar um gravador para que eu não esquecesse de nada que seria dito. Entre as milhares de coisas que viu na bola, uma foi marcante: "Morre de medo de serpentes, não é? Interessante... Pois vejo duas. Uma sobre a tua cabeça, outra enrolada ao corpo de uma mulher morena. Guarde minhas palavras: tanto uma como a outra serão de extrema importância! Uma te protegerá nos momentos difíceis. A outra te guiará pelos caminhos escuros.". Obviamente fiquei perplexa, pois na época tinha pânico de serpentes, e a idéia de uma mulher com uma serpente envolta no corpo não foi muito tentadora! Nesta mesma tarde tive uma aula particular sobre Lilith.  Uns dois anos depois, num momento de risco pessoal surgiu um guardião em forma de serpente que subiu pelas pernas, costas e colocou a cabeça sobre a minha - e só aparece nestes casos; e há pouco me deparo com uma Mestre filha de uma serpente gigante! Pessoas malucas!!! Hehehehehe!
Minha história é hoje apenas uma sombra que tem sentido e vida apenas nas minhas lembranças. Às vezes até me pergunto se realmente vivi tudo o que lembro. Mais isso ganhei de ti: a ralidade que conheci há um tempo atrás e que pensei nunca mais ter acesso, pois estava em menos da metade de minha formação quando fiquei sozinha.
A mesma professora que me ensinou sobre a diferença entre liberdade e libertinagem, ensinou também sobre a diferença entre obrigado e gratidão. Lembrei disso neste fim de semana. Ela falava que dizer "obrigado/a" é uma forma sutil de fazer com fiquemos presos a um retorno; e dizer "grato/a ou agradecido/a" é a forma mais própria de realmente agradecer por algo. 
Pois então! Quero, mais uma vez, expressar minha gratidão por você existir e fazer parte da minha vida, pessoa ímpar e especial!
Deixo minha reverência honesta e verdadeira à amiga Luciana e à sábia Mestre a quem ela deu vida!
Te amo muito, Luciana Machado!
Com lágrimas nos olhos digo que hoje, mais do que nunca, você é a grande cereja do meu bolo! O detalhe que faz toda a diferença.
Honda SL